São imensos os casais que têm que conviver com uma relação deste género. Por vezes surgem dificuldades relacionadas com o facto de manter uma relação à distância, seja porque a presença do parceiro não é constante seja pelo medo da relação não resultar. Afirmamos desde já que um relacionamento à distância pode ser perfeitamente saudável, como qualquer outro relacionamento. Há também que pensar na relação e provavelmente fazer um esforço extra para que a relação se desenvolva saudavelmente.
As medidas a tomar variam consoante o tipo de relação à distância que se vive. Existem vários tipos de relações à distância que determinam ou condicionam toda a relação:
- Relação com distância constante – Quando o casal vive o seu dia-a-dia longe um do outro. É o tipo de relação à distância onde se deve ter mais cuidados e onde se deve tomar mais medidas de aproximação do casal, devido ao facto do contacto diário ser praticamente inexistente.
- Relação com distância ocasional – Quando o casal é forçado a separar-se por um tempo mais ou menos longo, umas férias ou um período laboral, por exemplo. Neste tipo de relação à distância existe sempre o alivio do reencontro e o retomar da vida e do dia-a-dia de casal.
Consoante o tipo de relação e independentemente do tipo de distância, devem ser sempre postas em prática algumas medidas que levam o casal a aproximar-se, mantendo uma relação forte, com bases definidas pelo amor, respeito e carinho. Saiba então o que fazer para manter a sua relação à distância de forma saudável:
- Faça-lhe uma surpresa
Não deixe de fazer uma surpresa à pessoa que ama. Existem várias opções para surpreender o seu parceiro numa situação de relacionamento à distância. Por exemplo, experimente a fazer uma visita surpresa, por pouco tempo que seja. Verá que será extremamente proveitoso e fortalecerá a relação.
- Não se faça esquecer
Não desapareça da vida do seu parceiro por um longo tempo. Se o fizer fará com que ele inevitavelmente esqueça a sua presença. Seja por uma chamada ocasional, uma conversa de chat ou simplesmente uma mensagem faça questão de lembrar a sua saudade e o seu desejo de estarem juntos.
- A união faz a força
É importante que o casal se mantenha unido nesta altura onde a distância separa o casal. Conversem e mantenham-se unidos, afinal, a união faz a força. Quando o casal de mantém unido existem muito mais certezas de que a relação poderá resultar a longo prazo.
- Façam planos
Outra opção muito viável é também os planos a curto ou longo prazo. Não deixe de manifestar o seu interesse em manter uma relação no dia-a-dia. Façam planos para que tal aconteça. Para além de manifestar a intenção de uma relação no dia-a-da reforçarão também a relação à distância. Contudo há que ter cuidado quanto aos planos e não entrar por utopias. Sejam realistas e cumpram todas as promessas.
- Longe mas perto
Existem maneiras de atenuar a distância sem necessidade de viagens. Veja o seu namorado pelo webcam ou converse por telefone durante algum tempo. Conte o seu dia-a-dia e partilhe as duas experiências pessoais. A partilha aproximará o casal e atenuará a distância.
- Férias juntos
Porque não fazer umas férias a dois? Será extremamente positivo pois permitirá a convivência durante o dia-a-dia e permitirá uma aproximação e uma redução da tensão que o relacionamento à distância exerce sobre o casal. Relaxem a dois numas férias que podem valer por uma vida. Afinal, nada melhor do que um descanso pleno a dois.
- Manifeste a saudade que sente
Diga que sente saudades, que gostaria de o ter a seu lado. Não esconda os sentimentos que a relação à distância trás consigo. Sabe bem saber que o nosso parceiro espera a nossa chegada com e com desejo. Não deixe de manifestar a saudade que sente.
- Envie uma carta especial
Cartas são como rosas, nunca estão fora de moda. Não hesite na hora de escrever uma carta especial ao seu parceiro. E porque não enviar um presente na carta? Experimente, ouse e verá que a aproximação entre o casal surgirá. Independentemente da evolução dos meios de comunicação as cartas de amor são sempre um presente gratificante e cada vez mais privilegiado devido à rara utilização.
- Seja segura, sem medos
Uma das primeiras falhas numa relação à distância é o medo e a insegurança. Se pretende de facto manter a sua relação à distância deve estar segura e ter confiança no seu parceiro. A insegurança só trará dúvidas e problemas para a relação. Conheça melhor o seu parceiro e mostre-se convicta de que a relação pode resultar na condição que a distância implica.
- Seja fiel
Um dos pontos mais importantes para manter a sua relação à distância é a fidelidade. Transmita confiança ao seu parceiro e seja fiel, pois caso contrário poderá cometer um erro fatal para a sua relação, que passará a ser regida pela desconfiança levando inevitavelmente ao seu fim.