Alguns casais costumam passar por uma espécie de síndrome do cansaço afetivo, o que acontece quando a paixão desvanece e os silêncios vão ganhando terreno, quando se faz amor apenas por marcar presença e quando o contacto deixa quase de existir. Existem também pessoas que conseguem viver uma relação saudável sem este esmorecimento da relação. Saiba em que fase da sua relação se encontra no momento.
De acordo com estudos efetuados por psicólogicos norte-americanos todas as relações têm uma evolução e atravessam determinadas fases.
Conheça então quais as cinco fases de uma relação amorosa:
Fusão
Quando o casal vive a felicidade recente. Esta fase é chamada de fusão porque nesta fase o casal sente-se como apenas um, vivendo repleto de felicidade, de sonhos e promessas.
Diferenciação
Esta segunda fase ocorre quando o casal começa a afirmar a sua própria identidade, afastando-se da fase da fusão onde funcionavam como apenas um só.
Exploração
Nesta fase é posta à prova a capacidade de tomar distância do parceiro em diversas atividades. Esta fase pode ser crucial para toda a relação pois é nesta altura que o amor é posto à prova e quem realmente ama manter-se-á ao lado do parceiro.
Aproximação
Se as três fases anteriores foram superadas é um excelente sinal. Nesta fase o casal volta a unir-se através da comunicação e cada um ganhará experiência através da opinião do outro.
Cumplicidade
Esta é considerada a última das fases de um relacionamento e é o momento onde o casal se preocupa em dar atenção, criando laços fortes de cumplicidade.
Estas são as fases de um relacionamento amoroso. Cabe a cada um de nós decidir o futuro da nossa relação e de que modo poderemos passar por estas fases para o melhor do casal. Estas fases não possuem um espaço de tempo concreto, sendo que cada uma delas poderá durar anos ou simplesmente alguns meses. Acima de tudo aconselhamos a ponderar sempre e acima de tudo, a respeitar o seu parceiro.